quinta-feira, 11 de julho de 2013

É hora de estudar!



Tenho percebido como há pessoas que passam horas estudando, fazem dezenas de exercícios, assistem vídeo-aulas mas quando chegam na prova simplesmente não conseguem um bom resultado. No entanto, há aqueles que passam menos tempo estudando e conseguem melhores resultados. Seria isso fruto de diferentes níveis de inteligência entre as pessoas? Acredito que não.
Na verdade, tenho observado que, dentre vários fatores, o sucesso em uma prova depende principalmente de dois fatores: o seu estado durante a prova e como você se preparou para ela.
Quanto ao estado físico e psicológico durante um exame, há várias dicas disponíveis na Web sobre o assunto mas as vezes acontecem imprevistos e isso não depende de nós.
Já quanto ao preparo para a prova, observo que há muitas pessoas preocupadas em devorar listas de exercícios de modo a esgotar todas as possibilidades que possam ser cobradas no dia do exame. Passam horas fazendo contas e mais contas, olhando exercícios resolvidos e correndo atrás de provas antigas. No entanto, o que realmente faz diferença é buscar entender o conteúdo estudado e se aprofundar na essência da matéria. Assim o conteúdo será melhor assimilado e dificilmente será esquecido. Além do mais, muita gente é surpreendida quando o professor põe na prova uma questão super complexa e diferente do que havia na lista. Certamente, será muito mais fácil resolver questões desse tipo para quem procurou entender realmente a matéria do que pra quem passou tanto tempo só resolvendo listas mecanicamente.
É importante lembrar que a maioria do conteúdo aprendido é cumulativo. Sendo assim, não deixe passar muito tempo para começar a estudar porque será mais difícil quando o tempo começar a ficar escasso.
Otimize seu tempo de estudo. Embora seja importante fazer exercícios para fixar a matéria, o fundamental é aprofundar o conhecimento para que se possa melhorar a interpretação dos problemas e ser bem sucedido no dia da prova!

Prova Resolvida de Cálculo 1 - Derivada

Prova sobre Derivadas.
Prova: https://docs.google.com/file/d/0BwEGyaIgdIm3emxLdExoSlRsQVU/edit?usp=sharing
Resolução: https://docs.google.com/file/d/0BwEGyaIgdIm3SFZ1VFRCTlRpQnM/edit?usp=sharing
Envie seus comentários e dúvidas!
Agradecimentos: Prof. Emerson Freire - VCE UFF

sábado, 6 de julho de 2013